Frango gratinado com brócolos

Frango gratinado com brócolos e natas

Cá por casa a carne de frango é uma das mais consumidas, é muito versátil e adapta-se a quase todo o tipo de receitas, quanto a mim está em pé de igualdade com o bacalhau. O prato de hoje demonstra bem a flexibilidade do frango, é delicioso, cremoso e ainda consegue ser econômico. E apesar de este frango gratinado ser um prato acessível ele consegue estar à altura dos pratos mais sofisticados.

Ingredientes do gratinado de frango


600 gr de de peito de frango cozido e desfiado
1 kg batatas descascadas e cortadas em cubos
1 cabeça de brócolos
2 cebolas cortadas em meias luas finas
100 gr de queijo mozarela ralado
400 ml de natas
50 ml de leite
1 ovo
1 colher de sopa de farinha maizena
Azeite qb
Uma pitada de gengibre em pó
Sal e pimenta qb

Preparação do frango gratinado com brócolos


Coza os cubos de batata em água temperada de sal. Lave a cabeça de brócolo, corte-a em pedaços mais pequenos e dê-lhes uma ligeira fervura em água e sal.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite, o alho picado e a cebola cortada em meias luas, deixe amaciar. Junte o frango desfiado, tempere de sal, uma pitada de gengibre em pó e pimenta, deixe cozinhar por uns 10 minutos.

Dilua a farinha maisena no leite,  junte às natas, ao ovo , tempere de sal e pimenta, bata até obter um creme homogénio.

Coloque os cubos de batata cozida num refractário, junte os bróculos e o preparado de frango. Envolva todos os ingredientes suavemente e regue todos os ingredientes com o molho de natas. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno aquecido a 180º  até dourar.

Dicas

Poderá substituir as batatas cozidas por fritas ou ligeiramente salteadas. O peito de frango desfiado, também pode ser substituído por sobras de frango assado. Os brócolos também poderão ser substituídos por outo legume a gosto, com feijão verde, espinafres, couve flor, entre outros.

Uma das vantagem deste gratinado é que pode prepará-lo previamente, guardá-lo no frigorífico e na hora só levá-lo ao forno a gratinar.

Para os que não apreciam natas eu sugiro outra receita: Frango gratinado com feijão verde, uma receita incrivelmente apetitosa que não deve deixar de experimentar.


Imprimir esta receita

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...