Tarte queijada de nata sem base

Tarte queijada de nata sem base

Desde sempre apreciei receitas simples e cremosas e as tartes entram perfeitamente nessas qualidades, são deliciosas e geralmente são sempre fáceis de fazer. Esta tarte queijada de nata, não é exceção, é muito boa, apresenta uma textura enqueijada perfeita e não leva base. Porém pode optar por colocar uma base de massa folhada ou massa quebrada, ela fica maravilhosa de todas as maneiras.

Ingredientes da tarte queijada

500 gr de açúcar
250 ml de água
500 ml de leite
4 gemas
2 ovos inteiros
40 gr de farinha de trigo
40 gr de farinha maisena
1 pitada de sal fino

Preparação da tarte queijada de nata sem base


  1. Comece por fazer uma calda, junte açúcar com a água e leve ao lume, quanto atingir a fervura mantenha a ferver por 3 minutos.
  2. Á parte bata as gemas de ovo com os ovos inteiros, até obter um creme homogéneo.
  3. Noutra taça junte as farinhas com 100 ml de leite e o sal fino, envolva-os bem. Leve os restantes 400 ml de leite a ferver, depois retire do fogão ejunte-o gradualmente à mistura das farinhas, sempre mexendo com um fouet. Vai obter uma massa grossa.
  4. Finalmente junte a calda de açúcar ao preparado e depois de bem envolvidos junte os ovos batidos com as gemas. Esta operação deve ser feita de um modo enérgico de modo a não deixar talhar os ovos no creme ainda quente.
  5. Verta o preparado numa forma redonda sem buraco (com aproximadamente 24 cm Ø) untada de manteiga e revestida de papel vegetal. 
  6. Leve ao forno pré aquecido a 200 º, até a tarte queijada se apresentar queimadinha, fazendo lembrar o pastel de nata.
  7. Antes de a desenformar, deixe a tarte arrefecer totalmente, puxe-a pelas pontas do papel vegetal, coloque-a num prato de servir e remova o papel com cuidado. 
  8. Se for do agrado, na hora de servir polvilhe a tarte com canela, tal como se faz com os famosos pasteis de Belém, afinal os sabores são bem parecidos.

Se preferir uma tarte queijada ainda mais simples e que não tenhas estas etapas, sugiro que veja a nossa receita: Tarte de queijada simples, é igualmente deliciosa.
Recomendo também a nossa receita da: Massa quebrada, caso opte por fazer uma tarte com base. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...