Bolo tipo folar na máquina de pão

Bolo tipo folar na máquina de pão

A cozinha já não é o que era, se no passado tudo era feito à base de força de braços, hoje a ciência presenteou-nos com máquinas que fazem um pouco de tudo. E assim é com a máquina do pão, que amassa e coze pão e bolos, como este bolo tipo folar.


Ingredientes do bolo

350 gr de farinha de trigo tipo 55
100 gr de açúcar
25 gr de fermento de padeiro
3 ovos
1 colher de chá de aguardente
20 gr de manteiga de vaca (1 colher de sopa mal cheia)
Raspa de meio limão pequeno
20 ml de água
1 colher de café se sal grosso

Preparação bolo tipo folar na máquina do pão


Coloque os 20 ml de água no fundo da cuba, junte o fermento ligeiramente desfeito com os dedos, o sal grosso, a de manteiga de vaca, o açúcar, os ovos, a raspa de limão e por fim a farinha.

Programe a máquina de pão no programa de amassar, na minha máquina é o 6. Este programa apenas amassa e leveda. Depois de acabar, programe no programa normal, no1, ele amassa, leveda,e coze. Este bolo é feito por duas fazes, pelo facto de demorar muito tempo a levedar.

No programa 1, a cozedura demora 1 hora, mas eu reduzo o tempo, desligo a máquina 20 minutos antes, ou seja apenas deixo o bolo cozer por 40 minutos.

Todos os fatores juntos, o tamanho dos ovos, o tipo de absorção de farinha, etc, podem alterar a consistência da massa. Se necessário acrescente mais uma pouca de farinha ou uns pingos de água.

Se procura receitas feitas com a máquina de pão, sugiro que dê aqui uma vista de olhos: Receitas para a máquina de pão.

Imprimir esta receita

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...