Receita do Bolo Rei tradicional

Receita do Bolo Rei caseiro

Esta é um receita que devem experimentar, resulta muito bem e atrevo-me a dizer que este bolo rei  é melhor que muitos dos comprados e não é nada difícil de fazer. Depois temos a vantagem de o guarnecer a gosto e incluir os frutos secos que mais gostamos. A receita que vos deixo a seguir resulta em dois bolos Reis medianos.

Ingredientes do bolo Rei:

Massa
750 gr farinha
150 gr de açúcar
120 gr de manteiga derretida
40 gr de fermento de padeiro
200 ml de água tépida
1 pitada de sal
3 ovos grandes
Raspa de uma laranja

Guarnição do bolo rei:
150 gr de fruta cristalizada picada
150 gr de frutos secos
100 gr de passas
3 colheres de sopa de rum ou outra bebida a gosta
Sumo de uma laranja

Decoração do bolo rei:
Fatias inteiras de frutos cristalizados
Cerejas cristalisadas
Pedaços de frutos secos maiores
Ovo batido para pincelar
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação do bolo rei típico Português


Coloque as passas e as frutas cristalizadas picadas numa taça com três colheres de sopa de rum e o sumo de laranja. Envolva e deixe a amolecer.
Noutra taça coloque o fermento de padeiro juntamente com a água morna e mexa até diluir.

Coloque a farinha numa taça grande e abra um cavidade no meio. Junte o açúcar, o sal, os ovos, a manteiga derretida, o fermento diluído na água e a raspa da laranja. Misture e amasse bem a massa, até ela se despegar das mãos.

Escorra as passas e a a fruta cristalizada e junte-os à massa, com os restantes frutos secos. Misture-os bem e trabalhe mais um pouco a massa. Forme uma bola com a massa, tape-a com um pano e coloque-a a levedar num local aquecido, até triplicar de volume.

Depois da massa levedada divida-a em duas partes iguais. Com cada uma delas forme uma bola, faça-lhe uma cavidade no centro e molde um circulo.  Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar por mais uns 30 minutos.

Pincele a maça dos dois bolos reis com o ovo batido e decore-os a gosto, com as fatias de frutos cristalizados, os frutos secos maiores e as cerejas cristalizadas. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Depois de frio decore o bolo rei com pequenos montinhos de açúcar em pó. Corte ás fatias e delicie-se com um bolo fofo e saboroso.

Dicas

Poderá trocar o sumo de laranja por um cálice de vinho do porto, se assim o preferir.

Sugiro que veja também outra receita tradicional que assim como o bolo rei também não pode faltar numa mesa de Natal Portuguesa, a receita das: Melhores rabanadas que conheço, são muito fáceis de fazer e ficam deliciosas.

Feliz Natal

Imprimir esta receita

2 comentários:

  1. Ficou lindo, perfeito
    Continuação de boas festas
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Retribuo a dobrar as boas festas. Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...