Azevias de grão

Receita das Azevias de grão

As azevias, à semelhança dos sonhos,das filhoses e do bolo Rei, ocupam um lugar importante na mesa de Natal dos Portugueses. Contudo não é só na época natalícia que se degusta estes pasteis, qualquer atura do ano é boa para lhes dar uma boa dentada.
A receita que vos deixo a seguir rende 20 azevias.

Ingredientes das azevias

➢ Massa das azevias
500 gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de sal
200 ml de água
Açúcar e canela para polvilhar

➢ Recheio das azevias
250 gr de açúcar
100 ml de água tépida
2 colheres de sopa de amêndoa ralada
400 gr de grão de bico cozido
4 gemas
1 pitada de canela
Casca de limão (Facultativo)

Preparação das azevias de grão


➢ Comece por preparar o recheio das azevias.
Triture o  grão no liquidificador ou com a varinha mágica, juntamente com as gemas de ovo, a amêndoa ralada e a pitada de canela. Pique até obter uma pasta.
Leve o açúcar ao lume com a água, a casca de limão e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. O objectivo é obter uma calda espessa, mas sem caramelizar. Verta a calda de açúcar ainda quente sobre o preparado de puré de grão de bico, batendo energicamente.
Leve ao lume e vá mexendo continuamente até obter o ponto estrada. (Ao passar a colher forma-se uma abertura como se fosse uma estrada). Deixe a arrefecer enquanto prepara a massa.

➢ Coloque a farinha numa taça e abra uma cova ao meio. Dentro dessa cavidade coloque a manteiga derretida, o azeite o sal e a aguá tépida.
Amasse bem até conseguir moldar uma bola. Jogue essa bola na bancada e trabalhe-a até obter uma massa lisa e macia.

➢ Estenda a massa o mais fina possível, com ajuda de um rolo. Corte círculos de massa e recheio-os com uma colher de sopa do creme de grão já arrefecido. O processo é igual ao dos rissóis. Frite-as em óleo bem quente e abundante até as azevias se apresentarem douradinhas. Escorra-as e polvilhe-os com açúcar e canela.

Dicas

Se tiver uma máquina de fazer pão, coloque os ingredientes da massa na cuba e programe na função de amassar que dura apenas 15 minutos.

O grão de bico dá origem a doces delicioso, assim o confirma estas azevias, mas também não posso deixar de vos sugerir a receita de uma deliciosa: Tarte e grão de bico cremosa com coco

1 comentário:

  1. Devem ser tão boas! Ficaram lindas!
    Bjn e feliz Ano Novo
    Márcia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...