Massa quebrada

Receita da massa quebrada caseira

Reconheço que até há bem pouco tempo tenho sido malandra na hora de fazer as tartes, empadas, entre outras coisas mais. Ou seja todas as receitas em que utilizava massa quebrada, eu pegava e comprava-a. Na verdade é uma opção prática e rápida, mas a realidade é que fazer uma massa quebrada em casa é muito fácil, é mais económico e é muito melhor.

Ingredientes da massa quebrada:

300 gr de farinha de trigo
125 gr de manteiga ou margarina
1 ovo
50 ml de água
Uma pitada de sal

Preparação da massa quebrada


Com as ponta dos dedos integre a farinha com manteiga, até que se transforme numa mistura esfarelada.
Acrescente a água, o sal e o ovo e amasse até que fique uma massa homogénea e se despegue das mãos. Não amasse demasiado, sob o risco da massa ficar demasiado dura.
Faça uma bola, embrulhe-a em película aderente e deixe-a a repousar por uns 30 minutos no frigorífico .
Decorrido o tempo estenda a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada de farinha.

Se tiver uma máquina de fazer pão melhor ainda, é só colocar os ingredientes na cuba, programar na função de amassar, na minha máquina é o 7 e o aparelho faz o resto.


Dicas

Quando se pretende forrar tarteiras, a melhor maneira de o fazer é enrolar a massa depois de estendida sobre o rolo e colocá-la cuidadosamente sobre a tarteira, acerta-se e corta-se o excedente.

Poderá também utilizar o método do rolo e colocar a massa estendida sobre uma folha de papel vegetal, enrole a massa em conjunto com o papel e congele. Desta forma terá a sua massa quebrada pronta e sempre à mão na hora de uma pressa.

Agora deixo-vos uma receita maravilhosa, onde poderá usar a massa quebrada: Tarte delicia de coco, ela é surpreendente não deixe de experimentar.

Imprimir esta receita

2 comentários:

  1. É uma das coisas que ainda não faço em casa, como referes é realmente mais prático comprar no supermercado. Mas tenho a certeza de que a massa feita em casa é muito mais saborosa. Obrigada pela partilha. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16.5.22

    Olá nunca ouvi falar desta massa, seria a mesma que a folhada?🤔 obgda☺

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...