Pasteurização caseira

Fazer conservas com pasteurização caseira

A pasteurização caseira consiste na eliminação de bactérias através da fervura. É uma técnica simples, não têm nada de excepcional e permite conservar os alimentos por um período longo sem a necessidade de conservantes.
Comigo funciona perfeitamente, as minhas conservas preservam-se garantidamente por mais de um ano. Eu não dispenso a conserva de polpa de tomate, guardo-a em frascos, alívio a arca congeladora e tenho fartura durante todo o ano. O mesmo acontece com a polpa de pimento, os doces de fruta e os pêssegos em calda, são muito melhores que os comprados e muito mais económicos.

Como fazer a pasteurização caseira


Antes de mais necessita de frascos de vidro com tampa metálica, poderá comprá-los ou fazer como eu, aproveito todos os frascos de conserva que compro com alimentos no supermercado, sejam de salsichas, de doces, de pickles, azeitonas, etc. O importante é que a tampa esteja em boas condições e não tenha riscos ou resíduos de ferrugem.
Depois de muito bem lavados encha os frascos com o pretendido e rolhe-os com força. Coloque os frascos num tacho com o fundo coberto por um pano e cubra-os com água.
Leve o tacho ao lume até alcançar a fervura, deixe ferver por 10 minutos e desligue o fogo. Mantenha os frascos das conservas dentro da água com o tacho tapado.
Não se preocupem eles não explodem, além disso o pano ajuda a reduzir qualquer atrito.
Depois de frias retire as conservas da água, etiquete-as se necessário e guarde-as em local escuro.

Abaixo deixo algumas sugestões que pode fazer com a pasteurização caseira


  1. Compota de frutos vermelhos
  2. Doce de abóbora 
  3. Doce de maçã
  4. Doce de tomate caseiro
  5. Pêssego em calda

Imprimir esta receita

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...