Tipos de farinha saiba quais deve usar

Tipos de farinha saiba quais deve usar

O mercado oferece muitos tipos de farinha, de varias marcas, com ou sem fermento.  A escolha certa pode determinar o sucesso de uma receita, já que as farinha para pães ou  bolos têm algumas diferenças na sua composição.

Para o pão pede-se uma farinha com maior conteúdo em glúten, uma proteína que torna a massa mais elástica e que ao sofrer a acção do fermento biológico não deixa partir as fibras.
Nos bolos as indicadas são as farinhas branca, ricas em amido e pobres em glúten. Estas características, propiciam bolos fofos e macios.

Farinhas com fermento, são aquelas às quais se juntou fermento químico, que é composto por bicarbonato ou carbonato e um ácido não tóxico. Esta combinação reage entre si provocando bolhas de dióxido de carbono, que conferem um aspecto esponjoso à massa.
Por norma são as farinhas de tipo 55 que são escolhidas na adição de auto-levedante.

Saiba as diferenças e perceba qual o  tipo de farinha que deve usar em determinada receita


Quanto mais elevado for o numero do tipo da farinha, menor é a moagem. Concluindo-se assim que as de tipo baixo são as mais refinadas e com menor conteúdo em fibras.


Tipo 45- farinha flor: A farinha mais refinada e branca de todas. A melhor escolha quando se pretende bolos delicados e fofos como o pão de lo.

Tipo 55- super fina: Uma farinha forte com elevado teor de glúten, têm com uma grande capacidade de absorção, é muito utilizada dentro da culinária caseira. Indicada na execução de bolos, pastelaria diversa, massas, tartes, pão de forma e pizzas.

Tipo 65- Moagem fina: Uma farinha com características proteicas e enzimáticas, indicada em todas as receitas que peçam fermento biológico, como é o caso do pão. Também pode ser usada em bolos, farturas, folares, tartes e pasteis.

Tipo 80- farinha semi-integral: As farinhas 80 e 110 são semi integrais,destinadas à fabricação fabricação de pão semi integral, rico em fibras. uma opção mais saudável que as restantes farinhas.

Tipo 150- farinha integral: De todas é a mais saudável é principalmente usada no pão integral rústico e muito rico em fibras. Resulta num pão compacto e escuro.
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