Dicas úteis para os ovos

Dicas úteis sobre os ovos

O ovo é a base da culinária, não representa nenhum enigma, contudo quanto melhor conhecer este elemento, melhores serão os resultados obtidos na sua preparação.
Trata-se de um alimento económico, muito nutritivo e ao contrário do que se pensava, os ovos trazem muitos benefícios para a saúde,

Testes e truques com os ovos


Se tiver a sua própria criação de galinhas, espere pelo menos 24 horas antes de utilizar os ovos. Não há problema nenhum em comer ovos recém postos, o único contra é que na fase inicial eles não têm a consistência ideal.

Verifique se os ovos estão frescos. Coloque o ovo numa taça com água. Os que permanecerem no fundo do recipiente estão bons. Os ovos velhos irão flutuar.
Os ovos em condições perfeitas, devem apresentar as gemas e as claras consistentes, uma clara fluída e uma gema achatada são sinais de um ovo envelhecido.
A casca deve estar intacta, já que o ovo quando rachado perde as suas propriedades naturais. Deve apresentar um aspecto opaco e áspero, já os ovos velhos apresentam uma casca lisa e brilhante e quando sacudido ouve-se um ruído característico.

Saber guardar e conservar o ovo. Esta ação é essencial se pretende evitar surpresas desagradáveis.
Deve mantêm-los em local fresco, mas não necessariamente no frigorífico.
Guarde-os com a extremidade arredondada para cima, já que é nesta parte que se encontra a câmara de ar.
Guarde os ovos longe de alimentos com cheiro intenso, a casca do ovo é porosa e poderá deixar passar mais que o desejado.

Cozer os ovos. saberá que o seu ovo está cozido se contar 8 minutos a partir do momento em que a água começa a ferver. Se pretende que a casca se separar melhor, coloque sempre sal no acto da cozedura e depois de cozer o ovo coloque-o directamente em água fria provocando um choque térmico.
Evite que os ovos não rachem, ao cozer acrescente vinagre na fase inicial da cozedura.

Para ovos quentes.Coloque os ovos num tacho com água fria e sal. Conte 3 minutos a partir da fervura e retire. Sirva os ovos numa cocotte. Parta a casca da parte superior e coma a partir dessa abertura.

Os ovos devem ser consumidos à temperatura ambiente. Caso os tenha no frigorífico, retire-os pelo menos 15 minutos antes de os usar.

Lave o ovo apenas no momento da utilização, a fim de evitar danificar a cutícula que protege a entrada de bactérias como a salmonela.

Não utilize utensílios de metal no manuseamento dos ovos, dê preferência ao utensílios de madeira ou de plástico.

Dicas para as claras


Se pretende fazer suspiros, antes de bater as claras, acrescente um pitada de bicarbonato de sódio, elas ficarão altas e firmes.

Na hora de  bater as claras em castelo, junte o açúcar só quando elas adquirirem alguma firmeza e faça-o gradualmente, de forma a juntar o açúcar aos poucos e batendo sempre entre cada adição.

Consiga claras mais firmes e espessas, acrescentando uma pitada de sal na hora de bater .

Leve-as a cozer em banho maria. Quando estas estiverem bem firmes, pique-as. São ótimas na guarnição de saladas.
Se quiser usá-las na doçaria, existe uma grande variedade de deliciosas receitas feitas com claras.

Se pretender simplesmente guardá-las e usá las mais tarde, poderá congelá-las. A sua qualidade não se altera, depois basta descongelá-las previamente, de modo a alcançarem a temperatura ambiente no momento do seu uso.

Se sobraram gemas


Se lhe sobraram gemas guarde-as num recipiente bem fechado, cubra-as com água ou leite. Esta prática vai permitir que as gemas se aguentem por uns dias sem desidratarem.

As gemas cozidas e picadas, podem ser uma boa opção na decoração de pratos de legumes,  polvilhar saladas ou até enriquecer as suas sandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...