Como conservar os alhos antes que grelem

Como conservar os alhos antes que grelem

Como conservar e aproveitar os alhos antes de eles grelarem é uma questão que interessa às donas de casa.
Como já referi num outro post, uma forma importante de poupar na economia domestica é tentar cultivar os próprios alimentos. Eu como grande adepta desta prática tento cultivar um pouco de tudo e dentro desses elementos está o alho. Contudo o alho tende a grelar e como não uso produtos químicos não tenho como evitar. Resulta que até chegar a estas maravilhosas dicas, eu ficava sem alhos no inicio do ano e era obrigada a comprar alhos porque os meus ficavam chochos antes da nova colheita.

Como conservar e aproveitar os alhos antes destes grelarem


Estas dicas são muito simples e básicas, mas tão práticas, que não dá para compreender como não me lembrei antes.
A técnica consiste em descascar e cortar os alhos da forma que uso habitualmente. Coloco  numa cuvete de gelo. Cubro com azeite, óleo ou manteiga, vai depender do que usa habitualmente nos seus cozinhados. Envolvo com uma saca plástica para não apanhar sabores e levo ao congelador. A gordura vai conservar e e permitir aproveitar os alhos sem alterar as suas características.
Esmago alguns para utilizar posteriormente nos assados,  outros corto-os em lascas para usá-los nos fritos e pico os que pretendo usar em os guisados ou estufados e assim consecutivamente.
A verdade é que o meu problema fica resolvido, poupo dinheiro porque já não preciso de os comprar e poupo a saúde da família com os meus alhos cheios de benefícios, cultivados sem químicos. Benefícios dos alhos

Também pode guardar alguns dentes de alho inteiros e descascados num frasco com azeite. Fica com um saboroso azeite aromatizado muito bom para temperar os pratos e as saladas. Quanto aos dentes de alho é só tirar com o auxilio de um utensílio e usar conforme a necessidade. Contudo têm o inconveniente de ter uma duração mais limitada.

Outra opção de aproveitar os alhos é simplesmente congelá-los. Basta descascá-los, picá-los e guardar num saco de congelamento apropriado, de preferência com fecho. Na hora de usar é só dar uma pancadinha no saco e retirara a quantidade desejada. Alias existem assim à venda nos supermercados, na secção dos congelados.

E claro, aproveitar os alhos grelados para renovar a provisão do próximo ano é outra aplicação imprescindível. Cultivo do alho

Espero ter sido útil e já agora gostava de saber como conservam os vossos alhos. Aguardo ansiosamente pelos vossos comentários.

6 comentários:

  1. É uma excelente forma de conservação! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida uma excelente ideia!


    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.6.16

    Adorei as ideias de armazenamento.Obrigada.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...