Bolo de fubá cremoso e húmido

Bolo de fubá cremoso e húmido com coco

Bolo de fubá cremoso, uma receita de liquidificador super fácil, com um resultado delicioso. Um bolo de duas camadas que combinam na perfeição, uma cremosa tipo pudim e outra com textura mais seca e fofa. Este doce têm origem no Brasil e já venho à algum tempo para o fazer, hoje decidi-me e não me arrependi, realmente os nossos irmãos Brasileiros sabem mesmo o que é bom.

Ingredientes do bolo de fubá

3 chávenas de açúcar
900 ml de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sopa de fermento
1 1/2 chávena de farinha de fubá
1/2 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de coco ralado
50 gramas de queijo ralado

Preparação do bolo de fubá cremoso e húmido com coco ralado


Coloque o açúcar, o leite, os ovos, e a manteiga no liquidificador ou batedeira e mexa.
Acrescente os restantes elementos gradualmente e bata até obter um creme homogénio.
verta o preparado numa forma forma sem buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha de fubá.
Leve ao forno pré aquecido de por aproximadamente cinquenta minutos a uma hora. Vigie de forma a não deixar queimar.
Depois de frio polvilhe com açúcar em pó misturado com canela.

Dicas

Em Portugal nem sempre é fácil encontrar a farinha de fubá, tenho encontrado em algumas grandes superfícies como o Jumbo ou o Continente, porém nem sempre a têm. Se não a conseguir encontrar, poderá substitui-la por farinha de milho o resultado é parecido.

Eu sei que a quantidade de açúcar é avantajada e existe a tentação de o reduzir, porém neste bolo o açúcar não serve só para adoçar, desempenha também um papel importante na estrutura, é portanto necessária esta quantidade.

7 comentários:
  1. Este bolo tem um belo aspecto! Adoro bolos húmidos

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vinhos Portugueses. Realmente este bolo surpreendeu-me, é uma pura tentação!

      Eliminar
    2. Ui, ui! Divinal! beijinhos

      Eliminar
    3. He he.... somos umas gulosas cozinha 100 segredos! ;)

      Eliminar
  2. Vim conhecer o blog e fiquei deliciada! Eu que adoro bolinhos, já vi que me vou perder por aqui :)
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada cozinha em sarilhos, é sempre uma honra ouvir estes elogias, aínda para mais quando vem de alguém com um blog tão apetitoso.

      Eliminar
  3. muito gostozo, obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...