Alimentos que deve retirar do seu frigorifico

Alimentos que deve retirar do seu frigorifico

Os tempos não estão fáceis e estragar não está com nada. Os alimentos são os principais protagonistas na prática do poupar. Guardar no frigorífico o excedente é a primeira solução à mão, mas há que ter cuidado com o que se guarda, durante quanto tempo e as condições em que se o faz. Muitos dos perigos para a saúde estão associados ao mau estado de conservação.


Durante quanto tempo deve guardar os alimentos no frigorífico


As carnes cruas podem aguentar até uma semana, contudo se se tratar de carne picada ou salsichas frescas o seu consumo não deve exceder um dia.

O peixe fresco deve ser consumido com alguma rapidez e não deve ultrapassar os dois dias no frigorífico

Qualquer prato depois de confeccionado e devidamente guardado em taças plásticas ou noutro tipo de recipiente com tampa, deve ser guardado no máximo por um período de dois dias. Se pretender aumentar o seu tempo de duração congele-o e poderá conservá-lo até três meses.

Todos os alimentos embalados como iogurtes, fiambre e até enlatados, não se devem consumir quando apresentam a cobertura insuflada com aspecto de barriguinha, . Esta característica, testemunha que já houve libertação de dióxido de carbono, indicando uma contaminação por microorganismo lá dentro.

Bolor nos alimentos


Habitualmente surgem alimentos contaminados com bolor. Por vezes quando a superfície atacada por este fungo é pequena, retira-se a parte afectada e consome-se. Este procedimento está completamente errado. Alguns estudos revelaram que o bolor penetra profundamente no alimento, espalhando substancias tóxicas. Para além disso o bolor produz esporos que se espalham facilmente em ambientes secos como o do frigorífico, levando à contaminação de outros alimentos.
A polpa de tomate depois de aberta, muitas vezes apanha bolor, é sinal que a barreira biológica do alimento foi ultrapassada. Deve ser obrigatoriamente descartada. A melhor forma de se evitar este desperdício passa por comprar embalagens mais pequenas.  

Como guardar os enlatados


As latas depois de abertas são um perigo para a saúde, principalmente as contém alimentos ácidos, como tomate e sumos de fruta. Os resíduos de metal provocados pela oxidação podem contaminar a comida e levar a curto prazo, sintomas de mau estar como diarreia, febre e náuseas. A melhor maneira de se prevenir desta situação, passa por despejar o conteudo da lata para uma embalagem de vidro ou de plástico

Um estudo feito por investigadores da Harvard School of Public Health, em enlatados de sopa, indicou que o revestimento interior em resina da lata contamina a sopa, provocando distúrbios que podem ser associados à obesidade e danos no fígado entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...