Profiteroles recheados

Receita de profiteroles

Profiteroles, uma das minhas maiores tentações. Afinal quem é que consegue resistir a estas bolinhas recheadas, cobertas de chocolate. São um pouquinho mais trabalhosas que a maioria das sobremesas, mas claramente o resultado compensa.
Deixo-vos a minha receita de profiteroles, cá por casa não duram mais de um dia e é uma pena porque no dia seguinte ainda são melhores.

Ingredientes dos profiteroles
200 ml de leite
160 ml de água
100 gr de manteiga sem sal
1 colher de sopa de açúca
Uma pitada de sal
200 gr de farinha
4 ovos

chocolate para a cobertura
200 gr de chocolate de culinária
100 ml de natas

Preparação da massa dos profiteroles    


Coloque a água na panela, com o leite o açúcar, o sal e a manteiga.
Mexa até que a manteiga se dissolva. Deixe no lume até atingir o ponto de ebulição.
Retire do fogo e coloque a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente, até obter um aspecto homogénio. Convém aplastar a massa para desfazer os grumos.
Saberemos que chegá-mos ao ponto ideal quando esta se separar das paredes do tacho e já não pegar ao dedo.

Deixe arrefecer e acrescente os ovos um por um. Junte apenas o seguinte quanto a mistura já tiver absorvido todo o ovo anterior. Eu falei em 4 ovos, mas a quantidade ideal de ovos estará boa quando a pasta se desprender da colher.

Coloque a massa num saco pasteleiro e forme umas pequenas bolas sobre um tabuleiro revestido com papel. Deixe algum espaço entre elas, porque vão crescer. Aperfeiçoe as bolas com a ponta do dedo molhado em água.

Leve ao forno pré aquecido a 200º , até que os profiteroles fiquem douradinhos e ocos o que leva cerca 10 minutos. Depois reduza a temperatura do forno para ficarem bem sequinhos.
Logo que se retirem do forno é importante que se coloquem os profiteroles sobre uma grelha, de forma a acabarem de secar.

Finalmente é só rechear os profiteroles a gosto e cobrir com a calda de chocolate.

Preparação da calda de chocolate


É muito simples. Derreta o chocolate em banho maria e acrescente as natas. Bata com uma vara de arame até obter uma calda uniforme.
Depois é só verter o calda obtida sobre os profiteroles depois de recheados.

Dicas de recheio


Eu recheei os meus profiteroles com creme pasteleiro, é  o recheio que mais me agrada. sugiro-vos a a receita que nunca me falhou. Receita de creme pasteleiro
São muito fáceis de rechear, encha uma seringa pasteleira com o creme pasteleiro e injecte o creme dentro dos profiteroles.

Com gelado de natas ou chantili os profiteroles são igualmente deliciosos. Receita de gelado de nata caseiro.
Corte o profiterol ao meio, na parte de baixo coloque a quantidade de gelado ou chantili pretendido e cubra com a outra metade.
3 comentários:
  1. Que saudades que tenho de um profiterole!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto fabuloso!
    Adoro.
    Beijinhos
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...