Doce de abóbora com nozes

Receita de doce de abóbora

Como eu já aqui tinha dito na deliciosa receita de panquecas de abóbora, o ano foi brioso na produção de abóboras. Às tanta dou comigo à procura de receitas com base neste ingrediente.
O doce de abóbora foi uma dessas consequências, nunca tinha feito, mas devo dizer que vou continuar. Delicioso, fácil de fazer, com umas nozes e requeijão sabe pela vida. 

Ingredientes do doce de abóbora

1,2 Kg de abóbora limpa
800 gramas de açúcar amarelo
2 paus de canela
Cascas de limão sem a parte branca

Preparação do doce de abóbora


Corte a abóbora em pedaços pequenos e junte-os ao açúcar amarelo. 
Leve ao lume com os paus de canela, a casca de limão e deixe apurar em lume brando, sem esquecer de mexer.
Saberá que o doce de abóbora está pronto, colocando uma pequena quantidade de doce num prato, passe uma colher ou uma faca e este abrir ponto de estrada.
No fim retire o pau de canela, a casca de limão e esmague com a varinha mágica até obter um aspecto homogénio.
Se for adepto de doce de abóbora com nozes, poderá acrescentar 200 gramas de pedacinhos de nozes depois de passar a varinha mágica e mantenha a cozinhar por mais uns 10 minutos. 

Dicas

Se gostar de apanhar pedacinhos de abóbora não passe a varinha mágica. Cá por casa gostamos da compota bem desfeita, dai eu a desfazer e desta forma obter um doce uniforme. 

Se pretende guardar o doce de abóbora por um longo período, coloque-o ainda quente em frascos de vidro com tampa metalizada. Feche-os, aperte-os bem e vire-os com a tampa para baixo. Eu gosto de os colocar nesta posição num tacho com um pano no fundo e água fervente. Deixo o doce ferver por mais uns minutos e desta forma acredito matar todos os germes. Depois de fria guardo a compota em local escuro, fresco e seco. Desta forma o doce conserva-se por um espaço de tempo bastante grande, ultrapassando largamente um ano.

Se não gostar do toque da casca dos limões na sua compota, não há problema nenhum em não usar, este ingrediente é facultativo.

Imprimir esta receita

3 comentários:

  1. Doce de abóbora é dos meus preferidos! A primeira vez que provei fiquei de pé atrás! Mas depois rendi-me! Faço em casa muitas vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adoro doce de abobora.
    Coloca os frascos no tacho com a tampa para baixo?
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...