Doce de tomate caseiro

Doce de tomate caseiro

Doce de tomate, o tão apreciado doce Português, sem corantes nem conservantes, com um aroma que me transporta à infância. No tempo em que a minha querida avo ainda o fazia com tanto amor. Servia-mo orgulhosamente numa fatia de pão caseiro e eu gulosamente devorava-o num ápice.
Agora para não esquecer a tradição faço eu. Todos os anos dou uso aos tomates da horta, os quais tão orgulhosamente eu cultivo sem químicos.

Ingredientes:

1 quilo de tomates
500 gr de açúcar
1 pau de canela

Preparação do doce de tomate caseiro


Retire as sementes e a maioria da pele aos tomates.
Leve os tomates limpos e o açúcar ao lume. Depois da fervura mantenha em lume brando.
Deixe apurar até alcançar o ponto de "estrada", o que leva mais de uma hora.

Depois de pronto coloque o doce de tomate em frascos de vidro de tampa metálica.
Coloque num tacho com água a ferver e um pano no fundo. Leve os frascos ferver por uns minutos, virados ao contrário. Deixe arrefecer na própria água.
Basicamente este é o processo que utilizo para fazer a polpa de tomate caseira.

Dicas para o doce de tomate perfeito


Como saber se alcançou o ponto de estrada. Coloque um porção de doce de tomate num prato. Passe uma colher de pau, se ela deixar um rasto de "estrada" é porque alcançou o ponto desejado.

Como pelar mais facilmente os tomates. Faça dois cortes cruzados no tomate. mergulhe-o por uns breves segundos em água a ferver. Retire-o e arrefeça-o em água fria. Por fim puxe a pele.

Imprimir esta receita

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...