Pão do vaticano


Esta receita foi-me parar às mãos através de uma amiga. Faz parte de uma corrente, que circula de mão em mão e em que se acredita que quem o faz o pão do Vaticano, vai concretizar um desejo e obter sorte para si e para a família. Não sou muito dada a este tipo de crença, mas também não as rejeito e foi com prazer que decidi fazer este misterioso pão, que quanto a mim é mais um bolo.
A preparação faz-se pela semana fora, com uma tarefa cada dia . Devo dizer que quando me a entregaram fiquei duvidosa, pela maneira como é executado e pelo facto dos ingredientes serem mantidos fora do frio. Mas já passou pelas mãos de tanta gente e não fez mal a ninguém, decidi seguir em frente.
Devo dizer que o resultado me surpreendeu, um belo bolo crescido e que ainda aromatizou toda a casa. Claro que os frutos secos também ajudam, principalmente as passas.
Este bolo só deve ser feito uma vez na vida.

Preparação do pão do Vaticano


Comece na 2ª feira. Como já disse atrás, o fermento não deve ir ao frigorífico. Sempre que haja necessidade de mexer a massa, deve ser feito com uma colher de pau e nunca com uma colher ou outro utensílio de metal ou até com as mãos.
Coloque o fermento numa taça ou bacia de vidro e cubra com um pano.

2ª feira- Junte 250 gr de açúcar, sem mexer.
3ª feira- Junte 20 ml de leite fervido e arrefecido, sem mexer.
4ª feira- Junte 250 e farinha isenta de fermento, sem mexer.
5ª feira- É o dia de misturar tudo , com a colher de pau.
6ª feira- Acrescente 250 gr de açúcar, 250 gr de farinha, 250 ml de leite fervido e arrefecido, Com a colher de pau mexer ao redor e formar quatro porções. Três para entregar e uma para para fazer o próprio pão.
Sábado- À quarta porção junte 250 gr de farinha, meia colher de sopa de fermento em pó, meia colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de canela, açúcar baunilhado qb, três ovos, 250 ml de óleo, nozes picadas grosseiramente, três punhados de passas e raspa de chocolate.

Poderá também juntar outro tipo de frutos secos ou maçã fatiada.

Verta a massa do pão do Vaticano numa forma rectangular previamente untada. Leve ao forno prá aquecido a 180º (Cerca de 30 minutos antes).
2 comentários:
  1. ficou com bom aspeto, também já quiseram que fizesse esse pão mas não gosto muito dessas coisas.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou muito dada a estas coisas, mas fiquei curiosa, para mais quem me passou o fermento tinha-me dito que era delicioso. Ficou a esperiencia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...