Dicas para conseguir bolos fofinhos e perfeitos

Dicas e truques: bolos perfeito e fofos

10 dicas essenciais para obter bolos perfeitos


  1. Nunca comece uma receita sem tirar todos os ingredientes do frigorifico, pelo menos meia hora antes, de modo a que na hora da preparação eles se apresentem à temperatura ambiente.
  2. Coloque todos os ingredientes do bolo sobre a bancada, de forma a evitar esquecimentos e condenar o resultado do seu trabalho.
  3. Nunca bata as claras em castelo sobre um recipiente húmido ou com resíduos de partículas de outros materiais, principalmente se forem gordurosos.
  4. Junte uma colher de sopa de uma bebida alcoólica aromatizada na massa, o bolo fica mais leve e com um sabor mais agradável.
  5. Se optar por juntar frutos secos na massa do bolo, deve passá-los por farinha de rigo para evitar que este vão ao fundo.
  6. Evite queimar a base do bolo como acontece no caso de fornos muito fortes. Jogue pelo seguro, espalhe sal grosso sobre a placa por baixo das formas e verá que não terá mais acidentes.
  7. Nunca abra o forno antes de terem passado 15 a 20 minutos de cozimento. Para desenformar, espere que o bolo esfrie. Os bolos fofinhos têm a tendência a desmanchar quando ainda estão quentes. Se tiver pressa espere pelo menos 7 a 8 minutos antes de desenformar o bolo.
  8. Não deixe o bolo arrefecer no forno. O calor continua a aquecer e a cozer, o que vai acabar por ressecar a massa. 
  9. Quando colocar o forno a pré-aquecer, ponha também uma forma com água na parte de baixo do forno. O vapor libertado cria um ambiente húmido que proporcionará um bolo mais suave.
  10. Se uma receita de bolo ou outro tipo de doce levar manteiga, pode substituir por azeite. terá apenas de reduzir a quantidade em 25%. Ou seja para uma chávena de manteiga, use apenas 3/4 de chávena de azeite.

Como obter bolos fofos e delicados 


Peneire os ingredientes secos. Pode parecer dispensável, mas não é. Ao peneirar os elementos secos como farinha e açúcar, acrescenta-se ar à massa, deixando o bolo mais fofo. Além disso também possibilita remover possíveis fragmentos mais duros da farinha.

Na hora de acrescentar farinha, não bata a massa em demasia, faça-o apenas até misturar bem todos os ingredientes. Quanto menos bater a farinha mais fofinho o bolo fica. Quanto mais se mexer a farinha mais ela cria o famoso glúten, que confere elasticidade à massa, deixando-a menos fofinha.

Se bater os ovos inteiros, bata-os energicamente com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado.

As claras devem ser batidas em castelo bem firme e só devem ser incorporadas na ultima fase.

Numa receita de bolo que leve farinha de trigo, troque 10% por marinha de amido tipo maisena. Ou seja em 10 colheres de sopa de farinha de trigo troque por duas de farinha de amido.

Nunca bata o fermento em pó. Este é um ponto essencial e determinante para o crescimento do bolo. O fermento em pó nunca deve ser batido e é mesmo por esse motivo que ele é colocado em ultimo lugar. 

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...