Pão de Deus

Pão de Deus com cobertura de coco


Pergunto-me porquê o nome pão de Deus para estes delicioso bolo, só encontro uma resposta, ele é divino. Um exemplar da doçaria Portuguesa que não deixa ninguém ficar indiferente e que marca presença em todas as festas populares de Portugal. A receita é bem simples e faz-se em casa com a maior das facilidades.

Ingredientes do pão de Deus

500 gr de farinha de trigo
150 gr de açúcar
3 ovos
100 gr de manteiga
25 gr de fermento de padeiro
100 ml de água
Raspa de limão qb

Cobertura de coco

3 gemas + uma para pincelar o bolo
4 colheres de sopa de água
100 gr de açúcar
100 gr de coco ralado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparação do pão de Deus


Faça uma cova no centro da  farinha. Despeje o fermento dissolvido na água, a manteiga derretida, o açúcar e a raspa do limão.
Envolva tudo muito bem e amasse até os ingredientes se apresentarem bem envolvidos e manifestarem alguma elasticidade.Polvilhe a massa com farinha, tape com um pano e deixe a levedar em ambiente quente até duplicar de volume.

Depois da massa alcançar o ponto, coloque-a sobre a mesa polvilhada de farinha, forme um bola e coloque-a sobre um tabuleiro forrado de papel vegetal. Com as mãos alastre a massa de modo a espalmar a bola.
Deixe repousar por uns trinta minutos. Pincele a superfície com a gema batida e cubra toda a superfície com cobertura de coco.

Leve a cozer em forno pré aquecido a 170º, por aproximadamente 35 a 40 minutos. Depois de frio, polvilhe o pão de Deus com açúcar confeiteiro.

Preparação da cobertura de coco


Leve a água a ferver com o açúcar, até o segundo se apresentar totalmente dissolvido. Junte o coco ralado e envolva. Retire do lume e acrescente as gemas batidas, mexa energicamente de modo a não as deixar talhar. Deixe arrefecer antes de a plicar no pão de Deus.

A receita que vos propus, resulta num bolo grande, dá perfeitamente para dividir a massa e fazer dois pães de Deus medianos.

Imprimir esta receita

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...