Polpa de tomate caseira, sem corantes nem conservantes

Receita de polpa de tomate caseira

A polpa de tomate caseira é muito mais saborosa, saudável e claro mais económica.
Eu não prescindo de fazer a minha própria polpa de tomate caseira.
Faço-a sempre na época de fartura de tomates, normalmente com a produção da minha horta, mas para quem não têm pode sempre aproveitar a fase em que os tomates estão num preço mais acessível.
Algumas pessoas duvidam da conservação desta polpa, pelo facto de não levar conservantes. Eu já a faço esta polpa de tomate à mais de 4 anos e asseguro que até agora nunca se estragou nenhum frasco.

Ingredientes "aproximadamente"

  • 5 Kg de tomates
  • 1 Kg de pimentos
  • 2 cebolas


Preparação da polpa de tomate caseira


Limpar os tomates, retirar más formações e a zona do pedúnculo. Poderia-se retirar a pele e as sementes, mas eu deixo ir tudo.
Levar um tacho ao lume com os tomates cortados em quartos, os pimentos limpos e a cebola.
Deixar ferver e apurar até o preparado reduzir.
Desfazer tudo com a varinha mágica.
Verter a polpa directamente para frascos de vidro com tampa de ferro.
Enroscar muito bem e meter os frascos num tacho com um pano no fundo e água quente, devendo esta cobri-los para que a esterilização seja bem feita.
Deixar ferver pelo menos meia hora em lume brando.
Retira-se do lume e aguarda-se que estes arrefeçam para se  poderem manusear e arrumar.

Dica

Algumas pessoas não gostam de pimento e poderão perfeitamente retirar este ingrediente da polpa.

Todos os frascos de vidro com tampa metálica em bom estado servem para guardar a polpa de tomate. Frascos de compota, de salsichas, de feijão, azeitonas, pickles, já todos passaram pela minha cozinha sem nenhum problema.


Sem comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...